Conselhos para os exames (adaptado do site netprof.pt)
A propósito dos exames nacionais... Alguns conselhos!! (prof. Nuno Sousa)
Entre o fim das aulas e os exames
Os dias entre o fim das aulas e os exames podem ser importantes na preparação das provas. Seguem-se alguns conselhos sobre a forma de gerires este tempo:
· Elabora um horário de revisões rigoroso: divide o tempo que tens disponível pelas várias disciplinas. Muitas vezes os alunos dedicam a maior parte do tempo para preparar o 1º exame. Depois não têm tempo de rever a matéria das restantes disciplinas.
· Regista o horário das revisões numa folha distribuindo o tempo de acordo com as tuas dificuldades: dedica mais tempo às disciplinas em que estás menos preparado.
· Podes dividir os teus tempos de estudo em períodos de cerca de 50 minutos aos quais se devem seguir 10 minutos de intervalo. Atenção ao intervalo: não o prolongues para além do previsto.
· As revisões devem ser feitas a partir dos apontamentos que organizaste ao longo do ano. Ordena os teus apontamentos e resumos por disciplina para os poderes consultar facilmente. Se tiveres alguma dúvida consulta o teu manual.
· Revê as provas-modelo e os exames que sairam nos anos anteriores. As provas que irás fazer serão muito semelhantes. Procura resolvê-las no tempo previsto.
· Não estudes à noite até muito tarde. A partir de determinada hora o teu trabalho já não rende e se crias o hábito de adormeceres tarde, não vais conseguir adormecer cedo na véspera das provas. Deves dormir cerca de 8/9 horas por noite.
· Organiza o espaço em que vais estudar retirando todos os materiais que te possam distrair. Depois de uma sessão de estudo deixa a secretária bem arrumada - custar-te-á menos recomeçar o teu trabalho. Procura trabalhar num ambiente sossegado sem a TV ligada ! Retira o teu telemóvel do lugar onde estás a estudar. Leres e enviares mensagens durante o teu estudo impede-te a concentração. Aproveita os intervalos !
· Planifica com antecedência as provas que deixas para a 2ª chamada. Se não o fizeres, podes, sob o efeito do stress, deixares mais disciplinas do que o que é aconselhável.
Conselhos úteis:
· Informa-te junto dos teus professores sobre o tipo de material que podes levar para exame (dicionários, calculadora, etc.)· Informa-te com antecedência em que salas fazes os exames. No dia das provas, dirige-te com tempo para a sala onde vais fazer o exame.
O que tens de levar para os exames:
· B.I. ou outro documento identificativo que o substitua.· 2 esferográficas da mesma cor. Uma pode falhar.· Lápis e borracha para fazeres rascunhos ou tirares notas no enunciado· Relógio para controlar o tempo· Lenços de papel: são sempre úteis !
Lembra-te que:
· Só podes escrever o teu nome na parte destacável do cabeçalho. Se o fizeres noutro local a tua prova será anulada.
· Só podes utilizar caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não se pode utilizar verniz corrector.
· Não podes consultar copianços nem copiar pelos colegas. A tua prova será anulada no caso de seres apanhado em falta. E lembra-te: só a tentativa de copiar cria uma situação de stress tão grande que pode comprometer o teu desempenho.
· Controla bem o teu tempo.
· Reserva algum tempo para releres a prova; assegura-te que respondeste a todas as questões.
Depois dos exames
· Quando conheceres a avaliação dos teus exames podes ser surpreendido por uma classificação mais baixa do que a que previste. Podes então pedir para consultar a prova: dirige-te à Secretaria e faz o respectivo requerimento. Quando receberes a fotocópia do teu exame (geralmente 2 dias depois) compara as tuas respostas com os critérios de classificação que te serão entregues. Se consideras que a tua prova merece uma classificação mais alta consulta o teu professor para poderes preparar a tua a alegação e pedires a reapreciação da classificação. Se o fizeres terás que depositar 15 euros que te serão devolvidos no caso de a classificação ser superior à inicialmente atribuída.
· Se não concordares com o resultado da reapreciação ainda podes, no prazo de 4 dias, fazer uma reclamação.
Grupo I (10 valores)
- respostas completas e bem estruturadas sempre que possível referir exemplos do texto (cuidado com as citações”
- atenção ao modo como se referem os exemplos (citações correctas)
- evitar “talvez”; “é que…/são que…/ foram que…”
- Ser objectivo na resposta – responder apenas àquilo que se pede
- Se não houver certezas, evitar pisar terrenos pantanosos
Grupo II (4 valores)
- estruturação do texto
- parágrafos bem delimitados graficamente
- exemplos do autor/obra em causa
- não acrescentar informação nova na conclusão: ela é uma confirmação do que se disse
Grupo III (6 valores)
- respeitar todas as regras do resumo
- ser objectivo
- atenção às rasteiras das citações: pode ser importante o que está na citação, mas há que referi-lo em disc. indirecto
Prof. Nuno Sousa
- evitar “talvez”; “é que…/são que…/ foram que…”
- Ser objectivo na resposta – responder apenas àquilo que se pede
- Se não houver certezas, evitar pisar terrenos pantanosos
Grupo II (4 valores)
- estruturação do texto
- parágrafos bem delimitados graficamente
- exemplos do autor/obra em causa
- não acrescentar informação nova na conclusão: ela é uma confirmação do que se disse
Grupo III (6 valores)
- respeitar todas as regras do resumo
- ser objectivo
- atenção às rasteiras das citações: pode ser importante o que está na citação, mas há que referi-lo em disc. indirecto
Prof. Nuno Sousa
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