13 novembro 2005

Ficha de Trabalho - Morfologia - VERBOS

1. Copia a ficha para o Word;
2. Indica: tempo, modo, voz, tempo simples ou composto, pessoa e nº das formas verbais apresentadas

Levanto-me cedo todos os dias.
Gostaria muito de que regressasses.
No próximo Domingo vou a tua casa.
Quando eu aparecia, ele escondia-se.
Tinha voltado de manhã cedo.
Já partira quando o recado chegou.
Chegará quando forem duas horas.
É bom estarmos aqui.
Talvez lhe tivesse contado tudo.
Eles trabalharão muito, para seu bem.
Se adivinhasse não punha cá os pés.
Estuda, rapaz!
Não se pode deixar os livros aí.
Não faças coisas mal feitas!
Terminado o estudo, foi brincar.
Ele tem estudado muito.
Quando saírem as notas, ficará contente.
Pode ser que ele goste da montanha.
Talvez já lá tenha ido.
Amanhã tudo terá terminado.
Teria cantado a canção se a soubesse.
Cantando, o tempo passa mais depressa.
O sol nasce para todos.
Foi louvado pelo seu esforçado trabalho.
É preciso que lhe falemos disso.
A Ana vai fechar a torneira.
Ó Ana, vai fechar a torneira.
Vai andando depressa.
Os fortes nunca se queixam.
Mais vale rebentar do que enferrujar.
Será possível?!
Não acho que ela saiba matemática.
Desejaria ser poeta como Camões.
Ia correndo muito lentamente.
Descansaria quando chegasse.
Voltarei quando quiseres que eu volte.
Queres que ele volte?
Ele terá dito ao pai para o acordar?
Entrámos pela porta da cozinha.
Nunca mais lá entramos.
Oxalá tenhamos bom tempo no Sábado.
Passaram pela avenida ao entardecer.
Tinha no pai um bom amigo.
Disse-nos para lavarmos os dentes.
É bom que ele venha depressa.
Ajuda-me a pôr a mesa.
Realmente, não tens muito juízo!
O avô era um bom trabalhador.
O jogo não correra muito bem.
Perderam por muitos.
O primeiro golo foi incrível.
O guarda-redes não estava na baliza.
Quando fores a minha casa…
Leva o livro de Matemática.
Faremos juntos alguns exercícios.
A mãe há-de ter lá um lanche para nós.
O pior é a minha irmã mais nova.
Rasga tudo o que encontra à mão.
Mas talvez ela não esteja em casa.
Talvez te conte uma história.
É melhor irmos já para casa.
Hoje o pai chegará tarde.
Gostaria de ir contigo.
A avó telefonara no dia anterior.
Tens um livro bom que me aconselhes?
Gosto mais de subir montes.
Caminhas muito depressa.
Caminho muito depressa?
Oxalá tenhas razão.
Teria pena se assim não fosse.
Terias pena se assim não fosse?
Evidentemente. Por que duvidas?
Pensei que estavas a brincar.
Nunca mais acaba este exercício?
Parece que chegámos ao fim…

(extraído do site http://cidadela.com.sapo.pt/portugues.htm)