08 março 2006

Esta é a pura realidade

"Quando uma/um criança/jovem acredita que o seu insucesso se deve a falta de capacidade ou de inteligência, tende a pensar que pouco poderá fazer para resolver o problema. (...) Thomas Edison considerava que a genialidade se fazia com 1% de inspiração e com 99% de transpiração. (...) Quando uma/um criança/jovem acredita que o seu insucesso se deve a falta de capacidade ou de inteligência, tende a pensar que pouco poderá fazer para resolver o problema. No entanto, se considerar que os seus maus resultados se deveram a falta de esforço ou a esforço mal orientado, acreditará mais facilmente na possibilidade de melhorar a aprendizagem a partir da realização de um trabalho individual mais responsável, ou seja, aumentando a dose de "transpiração".
Se a quantidade de estudo autónomo que deve ser pedida aos alunos tem de variar em função de diversos factores - entre os quais a sua idade, o seu nível de escolaridade e o horário escolar diário -, é um facto que esse trabalho é indispensável. A sua realização implica, entre outros aspectos, motivação para estudar apesar das imensas solicitações alternativas (por exemplo, jogar computador), esforço individual e persistência para se manter na tarefa quando surgem dificuldades. O esforço e a persistência não têm sido suficientemente valorizados e desenvolvidos na nossa cultura na educação das crianças e dos jovens, que resistem a eles em contextos diversos. (...) A valorização do esforço, da persistência e da responsabilização deve ser começada desde cedo (...) Como Thomas Edison, consideramos que o esforço e a persistência são fundamentais para o sucesso individual. A educação pode contribuir, desde cedo, para a sua valorização, para a sua cultura e para a sua adopção. Importantes para o sucesso académico, eles são, sem dúvida, cruciais para o sucesso do indivíduo em todas as áreas da sua vida." (educare.pt)