10 dezembro 2006

Demolidora!

É demolidora a opinião de João Peres, professor catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa, relativamente à TLEBS (http://www.dgidc.min-edu.pt/TLEBS/GramaTICa/gramatica.htm). Os manuais para o próximo ano lectivo já estão a ser concebidos e, de acordo com o catedrático, as incorrecções e imprecisões vão surgir sem que tenha havido qualquer leitura séria desta nova terminologia - "Se alguém tivesse como objectivo contribuir para tornar o ensino do português algo de odioso para os alunos, não poderia ter dado melhor ajuda". E há mais! E esta, então, assusta mesmo: "(...) alguns dos seus autores não são as pessoas mais qualificadas do país nas suas áreas; (...) alguns excederam os limites das suas competências específicas, tratando questões de que pouco ou nada entendem (...); nem uma única vez essas diferentes entidades trabalharam em conjunto para articular a nova terminilogia" (!!!!).
Contudo, há muitos aspectos positivos que são também referenciados e que constituem uma evolução em relação à Nomenclatura de 1967.
O artigo completo está disponível em http://jperes.no.sapo.pt/ - o jornal Expresso deste fim-de- semana apenas publicou um excerto do mesmo.

Etiquetas: