17 maio 2006

Teste já disponível.

Já está disponível na área "download de materiais" o teste que o 9º D realizou hoje.

10 maio 2006

Simplesmente... ASSUSTADOR!

Extraído do jornal Expresso, 29 de Abril de 2006 (revista ÚNICA)

“As grandes empresas como Google, Yahoo e Microsoft querem desesperadamente saber tudo o que fazemos, dizemos e compramos. Vejam como o fazem e como nós os deixamos fazer. (…)

Preparam-se rapidamente para nos vigiar mais de perto. Dentro de cinco anos, estas e outras empresas poderão seguir regularmente os nossos movimentos, identificar os nossos amigos, interesses, compras e correspondência e depois vender essa informação a quem nos pretenda vender algo.(…) estão determinados a construir um conjunto impressionante de serviços baseados nos nossos dados pessoais e apostam que nós estaremos dispostos a partilhá-lhos com eles em troca de outros benefícios. Mas, se colaborarmos e lhes fornecermos pormenores da nossa vida, perderemos grande parte da nossa privacidade e, possivelmente, muito mais.
(…) uma nova geração de consumidores, agora adolescentes, está a crescer sem quaisquer dúvidas em desvendar «on-line» todo o tipo de informação sobre si próprios (…) Aquilo com que a Google e as suas concorrentes planejam cativar-nos é essencialmente o supremo motor de busca: aquele que encontra informação baseada não apenas no que escrevemos nele, mas naquilo que realmente desejamos, e que nos é fornecido quando e onde nos é mais útil.

(…) «Em breve, quando tirarmos uma fotografia a alguém com o telemóvel, ele poderá ser capaz de descobrir de quem se trata baseado no que sabe sobre a nossa localização e lista de contactos», diz David Stork, cientista do fabricante de electrónica California Research Center, da Ricoh. Os telefones já têm as funções de cartão de crédito na Ásia e nalgumas partes da Europa. Isso permitirá identificar as nossas compras, para que a rede aprenda a notificar-nos quando um restaurante próximo serve o nosso prato favorito ou quando uma loja das redondezas está a fazer saldos de «jeans». Quer uns momentos de descanso? Pode desligar o telemóvel, mas isso não evitará que câmaras de vídeo «inteligentes» o identifiquem. Só nos EUA já há cerca de 25 milhões de câmaras de vigilância instaladas em lojas e espaços públicos — e vão ser ligadas mais, a um ritmo de dois milhões por ano. Em cidades como Londres é difícil andar pela rua sem ser fotografado de diferentes ângulos. Actualmente, reconhecer alguém requer um monitor humano, mas isso deixará de ser assim dentro de cerca de cinco anos. Wayne Wolf, professor de engenharia electrónica em Princeton que está a desenvolver uma câmara de vídeo «inteligente» para ajudar as lojas a identificar os seus clientes, profetiza um corredor de cereais num supermercado que o reconhecerá e iluminará uma caixa dos seus cereais preferidos para lhe recordar que já passaram duas semanas desde a última vez que os comprou e que está na altura de se reabastecer.
Dentro de cinco anos, a maioria de nós obterá regularmente informação altamente personalizada enquanto desce a rua — um alerta num telemóvel a informar que o patrão ou um antigo colega estão na cidade, ou um convite de uma loja onde vai a passar na altura para entrar e escolher um dos seus artigos favoritos com um desconto especial. As primeiras versões destes serviços já estão a funcionar.

Ou seja, a Google e as suas concorrentes podem vender a outros a oportunidade de pôr à frente de cada um de nós um anúncio minimamente ligado ao nosso perfil pormenorizado e ao que estivermos a fazer nesse momento. Esteve a ver um programa sobre energia solar no canal Discovery? Anda a deslocar-se frequentemente à oficina de automóveis? Tudo leva a crer que você é um bom candidato a receber um anúncio para um carro híbrido, anúncio esse que será encaminhado para o seu telemóvel ou para o carro quando estiver a três quarteirões de um concessionário. A grande inovação da Google não foi fazer um melhor motor de busca — foi reconhecer que ligar as necessidades de informação a anúncios que mudam ciclicamente era o elo que faltava da revolução informática.


(…)Para conseguir esses serviços patrocinados, a Google, Yahoo e outros necessitam de saber quem somos; onde estamos; o que queremos comprar, ver e ler; com quem passamos o tempo e até do que falamos com os nossos amigos. Nenhuma empresa quer ser apanhada a espiar os seus clientes, como é óbvio; estas empresas planeiam seduzir-nos a aceitar pouco a pouco a juntar a informação que os publicitários precisam para os anúncios personalizados.

(…) «Os jovens pensam na Internet como uma componente normal da sua vida», diz Raghavan, da Yahoo. «Estão mais abertos a serem alvos de publicidade». O resultado será uma deterioração da privacidade muito diferente daquela para a qual defensores da privacidade há muito vêm alertando — não vem pela mão de um governo «big brother», nem de violadores, «hackers , televendedores, «spammers» ou patrões abusadores, mas de empresas que nos subornam com serviços.


«Uma forma de ver para onde a tecnologia se está a dirigir é ver para onde se dirigem os processos judiciais»”

David Freedman



06 maio 2006

A propósito de contos de autor...

- Revista Ficções - endereço muito bom sobre outros contos de autor (biblioteca online do conto): http://www.ficcoes.net/biblioteca_conto/index.html

O Tesouro, de Eça de Queirós

- ler o conto O Tesouro, de Eça de Queirós: http://www.gargantadaserpente.com/coral/contos/eca_tesouro.shtml

- apontamentos sobre o conto de Eça para gerires o teu estudo (mas que não substituem a leitura do mesmo!): http://pwp.netcabo.pt/0511134301/tesouro.htm

03 maio 2006

Como fazer o download de fichas, testes, ...

1 - clicar em "download de materiais"
2 - clicar em "entre neste grupo"
3 - coloquem a ID e a SENHA que vos dei na aula
4 - do lado esquerdo seleccionam "arquivos"
5 - clicam em cima do ficheiro e é só descarregar e guardar no vosso computador!

É fácil...é barato... não dá milhões..., mas poupamos mais umas arvorezinhas!