09 julho 2006

Passos para pedirem (ou não) a reapreciação do vosso exame

Para saberem se avançam ou não para uma reapreciação é necessário cumprirem prazos!

1º passo - Assim que as notas forem afixadas, se acharem que a nota não é merecida, ou até mesmo só por curiosidade, podem pedir fotocópia do exame na secretaria. É provável que só vos dêem as cópias no dia seguinte ou dois dias depois.
2ª passo - Com as cópias em vosso poder, vejam bem as correcções, verifiquem muito bem todas as somas e, sobretudo, vejam os critérios de correcção da prova - código 22 (em www.gave.pt). Se acharem que merece a pena avancem para a reapreciação. Não é preciso solicitarem a ajuda de um professor! Como estamos a chegar ao período em que quase todos estão de férias, até é provável que não encontrem nenhum professor disponível. Infelizmente, há pessoas que se aproveitam disso mesmo e pedem dinheiro (bastante!) para fazer uma reapreciação. Não vão na conversa! Se estiverem sozinhos nesta etapa sigam esta sugestão (atenção que é apenas uma sugestão! Não é necessário estar escrito exactamente desta maneira):
"Venho por este meio solicitar a reapreciação da minha prova de Língua Portuguesa por considerar que a mesma não foi devidamente corrigida nas questões (ou nos grupos) x, y e z. Creio que foi injustamente penalizado tendo em conta os critérios de correcção apresentados. Por isso, solicito uma revisão dessas questões (ou grupos) de modo a que a minha classificação final seja alterada para ???? (indicar classificação final). "

É claro que podem sempre especificar mais as vossas razões!

3º passo - Na secretaria da escola dir-vos-ão quanto tempo têm para escrever um texto semelhante a este num documento próprio (geralmente são dois dias). Pagam uma quantia em dinheiro (15 euros, não tenho bem a certeza). Se a vossa classificação subir, devolvem-vos essa quantia! Depois é só aguardar, pois ainda vai demorar mais umas semanas (duas ou três)!!


Espero que tirem partido desta informação! Boa sorte!

Classificações dos exames

Serão afixadas no próximo dia 13 de Julho, 4ª feira.