27 fevereiro 2007

Figuras do mundo da multimédia

Especialmente para os alunos do 10º F (Curso Profissional de Multimédia): disponibilizei na "área de downloads" um documento valioso, da autoria do prof. Eurico Coelho, relativo a figuras importantes, nacionais e estrangeiras, da área do vosso curso. Acho que vale a pena guardarem o documento religiosamente.

20 fevereiro 2007

Grafologia - Faz o teste!

ANÁLISE GRAFOLÓGICA PELA INTERNET - Já fiz este teste e é rápido, fácil e agradável. Chegou-me hoje por email e parece ter sido inventado por um grafologista brasileiro. Permite analisar o nosso carácter a partir da nossa letra. É surpreendente verificar que os resultados quase que batem certo...

Cliquem no link para realizarem o teste:

http://istoe.terra.com.br/istoedinamica/testes/grafologia/index.asp

11 fevereiro 2007

Oficina da escrita - Produção de uma entrevista

Produção de entrevistas reais e imaginárias

Sugestões de trabalho:


- aluno do ensino básico com melhores classificações no 1º período

- aluno do ensino secundário com melhores classificações no 1º período

- funcionário (auxiliar) mais idoso da escola

- funcionário (auxiliar) mais jovem da escola

- professor mais idoso da escola

- professor mais jovem da escola

- padroeiro / patrono da nossa escola – o rei D. João II

- outras que deverão ser discutidas

1ª fase – planificação da entrevista

- obtenção de dados relativos à vida e obra da personagem entrevistada;
- elaboração de um questionário – guião – claro, objectivo, ordenado, utilizando para o efeito um registo de língua corrente.
Para saberes mais sobre as etapas a cumprir na produção de uma entrevista clica aqui : http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/ideias/comunica/entrevista.htm#procedimentos

2ª fase – realização da entrevista

- realização da entrevista propriamente dita;
- escutar com atenção, não interromper, respeitar opiniões e não influenciar o entrevistado.

3ª fase – apresentação da entrevista

- a partir dos registos efectuados, dá-se forma à entrevista para se proceder à sua divulgação.

02 fevereiro 2007

Exame de Português vai incluir termos da TLEBS

O que acontece quando não se gosta de dar o braço a torcer...

http://www.educare.pt/

10º ano - Textos dos Media

Exemplo de um artigo de apreciação crítica

Digamos que música é «fogo que arde sem se ver», ou seja, música é o que nos cativa, o que nos queima o espírito, o que nos recheia o silêncio, mas que no fim não se vê, não é material palpável que possamos meter no bolso. A música é produzida através do agrado do compositor e, numa fase posterior, terá como objectivo aliciar, sobretudo o público crítico.
‘Fácil de entender’, na minha perspectiva pessoal, tem uma melodia bastante acessível a ouvidos sensíveis e tranquilos, uma música que certamente marcará a carreira dos The Gift pela sua particularidade. O piano é a característica que mais a influencia. A leveza deste instrumento, no iniciar da música, abre as portas do espírito que se vai mantendo ao longo da composição. A sumptuosa voz de Sónia Tavares – grave e forte - é realçada, pois este tema tem apenas o piano como fundo, avivando assim a voz da vocalista. Garantidamente, a magnífica letra faz as restantes delícias. A composição desta é um misturar de sentimentos – o amor, como causa, a dúvida e a ilusão, como fim – fluindo numa única esfera isolada das outras esferas que nos vão compondo – a partida, o adeus.
Posso realçar a mudança da voz da vocalista como uma má escolha, visto que a melodia manteve um único processo, num tom de voz grave, que no fim foi substituída pela rouquidão de Sónia. Nos últimos versos, as palavras eram cantadas num tom muito diminuído, como se tratasse de um sussurro; não foi uma escolha muito feliz, pois a vocalista dos The Gift possui uma característica vocal – o tom grave – e ao cantar baixo, a sua voz assemelha-se a um tom áspero e cavo, o que não favoreceu a finalização da música.
Agradecimentos de alguém que foi amado(a), denota a passagem mais bonita da letra ‘Obrigado por saberes cuidar de mim, / Tratar de mim, olhar para mim, escutar quem sou, / e se ao menos tudo fosse igual a ti’; a beleza de cada letra de cada música que os The Gift nos foram sempre acostumando ao longo dos tempos.

Ana Manuelito Santos
2 Novembro, 2006