27 dezembro 2006

Star Wars - viagem pelo Museu da Electricidade


Veja mais imagens da exposição em - www.bloguedaleitura.blogspot.com

23 dezembro 2006

Novos docentes obrigados a provar que sabem português

(Expresso, 8 de Dezembro de 2006)
"O Governo vai aprovar um decreto-lei sobre as habilitações para a docência: todos têm de ter mestrado e saber português .

Os candidatos a professor vão ter um novo regime de habilitações que acaba definitivamente com a distinção entre docentes com habilitação “própria e suficiente” para o ensino. A partir de agora, todos - desde educadores de infância a professores do secundário - vão ter de possuir licenciatura e mestrado. As novas regras serão válidas já no próximo ano lectivo.
O novo decreto-lei, a que o Expresso teve acesso, adapta o esquema de habilitações para a docência ao regime de cursos superiores previsto pelo Processo de Bolonha e torna obrigatório que os candidatos a docentes cumpram as licenciaturas (três anos) e obtenham o grau de mestre (num regime de créditos que implica a frequência mínima de um ano de pós-graduação).
É durante esta segunda fase de estudos - feita em estabelecimentos de ensino superior - que fazem a profissionalização nas escolas, acompanhada por uma tutoria da responsabilidade das instituições universitárias ou do politécnico.
Nesta fase têm de demonstrar “domínio, oral e escrito, da língua portuguesa”, aspecto que o Ministério da Educação considera ser uma “dimensão comum da qualificação de todos os educadores e professores”.
Além destas normas gerais, o diploma estabelece 16 perfis diferentes de professor. De novo, surge a possibilidade de haver professores habilitados simultaneamente para educadores de infância e professores do 1º ciclo, assim como docentes do 1º e 2º ciclo. No grupo das Letras, haverá três perfis de professores: docentes de Português e de Línguas Clássicas, professores de Português e de uma língua estrangeira (sem ser o Inglês) e professores de Inglês e de uma outra língua estrangeira."

20 dezembro 2006

Conheça os modelos de Testes Diagnósticos

Conheça os dois modelos de testes de diagnóstico sobre o conhecimento da Língua Portuguesa para a aquisição da nacionalidade: o destinado a jovens entre os 10 e os 14 anos e o destinado a maiores de 14 anos.

http://www.educacao.te.pt/professores/index.jsp?p=173&idDocumento=1560

19 dezembro 2006

Novas funções para as escolas

Testes de língua portuguesa para naturalização passam a ser feitos nas escolas
15.12.2006 - 14h48 Lusa

Os testes de conhecimento de língua portuguesa para aquisição da nacionalidade por naturalização vão deixar de ser efectuados nos serviços de notariado e nas câmaras municipais e vão passar a realizar-se nos estabelecimentos de ensino.
A decisão consta de uma portaria publicada hoje em "Diário da República", onde se lê que o Governo concede a nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos estrangeiros que, entre outros requisitos, demonstrem conhecer suficientemente a língua portuguesa.Os testes — que até hoje eram feitos pelos serviços do notariado ou pelas autarquias locais — vão passar a efectuar-se nos estabelecimentos de ensino, que vão realizar provas "expressamente" destinadas aos estrangeiros que pretendam demonstrar conhecimentos da língua portuguesa.De acordo com a nova portaria, os testes, realizados com uma periodicidade trimestral, destinam-se aos estrangeiros com mais de dez anos de idade.Resultados em duas semanasA inscrição pode ser feitas nas escolas ou através da Internet (www.provalinguaportuguesa.gov.pt), estando a escolha das datas e os locais condicionadas à existência de vagas.Os testes são cotados na escala percentual de 0 a 100, sendo a classificação final do teste expressa através da menção "Aprovado" (nota superior a 50 por cento) ou "Não Aprovado" (inferior a 50 por cento).Os resultados dos testes de diagnóstico do conhecimento da língua portuguesa são disponibilizados no prazo máximo de 15 dias.A Lei da Nacionalidade, que entrou hoje em vigor, vai permitir que os filhos dos imigrantes nascido em Portugal se tornem portugueses, sendo os descendentes de africanos os principais beneficiários, uma vez que são aqueles que há mais tempo estão no país.

12 dezembro 2006

Cidadões? Cidadães? Demagajójico?

O senhor queria dizer: "cidadãos" e "demagógico".
http://www.youtube.com/watch?v=YZfVoXoJzyk

Nós por cá preferimos estádios de futebol"

http://www.youtube.com/watch?v=S5uXy5Z5UkE

Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Gato Fedorento!

http://www.youtube.com/watch?v=MJbqzugYEGM

10 dezembro 2006

A importância de utilizarmos correctamente as palavras

Se chamar "cromo" a outra pessoa, será que a está a ofender para efeitos criminais? O Tribunal da Comarca de Ourém e a Relação de Coimbra foram chamados a dar resposta à questão. E concluíram que classificar alguém com a palavra "cromo" constitui uma ofensa à consideração, à reputação e à auto-estima da pessoa e que, por isso, se está a cometer o crime de injúria, previsto no artigo 181.º do Código Penal.

(DN - http://dn.sapo.pt/2006/10/22/sociedade/e_de_repente_alguem_chamar_cromo.html)

Demolidora!

É demolidora a opinião de João Peres, professor catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa, relativamente à TLEBS (http://www.dgidc.min-edu.pt/TLEBS/GramaTICa/gramatica.htm). Os manuais para o próximo ano lectivo já estão a ser concebidos e, de acordo com o catedrático, as incorrecções e imprecisões vão surgir sem que tenha havido qualquer leitura séria desta nova terminologia - "Se alguém tivesse como objectivo contribuir para tornar o ensino do português algo de odioso para os alunos, não poderia ter dado melhor ajuda". E há mais! E esta, então, assusta mesmo: "(...) alguns dos seus autores não são as pessoas mais qualificadas do país nas suas áreas; (...) alguns excederam os limites das suas competências específicas, tratando questões de que pouco ou nada entendem (...); nem uma única vez essas diferentes entidades trabalharam em conjunto para articular a nova terminilogia" (!!!!).
Contudo, há muitos aspectos positivos que são também referenciados e que constituem uma evolução em relação à Nomenclatura de 1967.
O artigo completo está disponível em http://jperes.no.sapo.pt/ - o jornal Expresso deste fim-de- semana apenas publicou um excerto do mesmo.

Etiquetas:

06 dezembro 2006

A propósito do contrato de leitura (10º ano)

E se criássemos um blogue - Blogue da Leitura - como resultado das obras que têm estado a ler?

03 dezembro 2006

Dignifiquem a Língua Portuguesa. Não a danifiquem!

Vejam o vídeo e não tentem fazer isto em casa! Nem em lado nenhum!

http://www.youtube.com/watch?v=Q_gsu8kyJGs

02 dezembro 2006

Não vale a pena fugir da realidade...